Apresentação

A Unidade Popular (UP) surge num momento histórico de complexas e profundas crises e contradições capitalistas e imperialistas, forjando-se como Partido radicalmente defensor do socialismo para lutar contra todas as formas de exploração e opressão, para combater o capitalismo, o imperialismo e construir o poder popular como alternativa para acabar com a fome, o desemprego e a miséria que ameaçam nosso povo.

Construídos por vários movimentos sociais independentes que lutavam e se organizavam em trabalhos diversos, como o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, a União da Juventude Rebelião, o Movimento de Mulheres Olga Benario e o Movimento Luta de Classes, nascemos como expressão e produto da luta dos trabalhadores e operários — desenvolvida nas manifestações populares e jornadas de lutas mais recentes do nosso país; nas ocupações urbanas em defesa da moradia e rurais em defesa da Reforma Agrária; nas greves gerais e parciais em defesa de direitos dos trabalhadores; nos movimentos em defesa das populações vulneráveis e LGBTs; nas pautas de afirmação de direitos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e tradicionais.

Nossa campanha de legalização foi gloriosa e aguerrida. Organizados contra o capitalismo e o fascismo que se acirravam no Brasil, os movimentos sociais e militantes fundaram a UP em 16 de junho de 2016, e ao decidirmos legalizar o partido  fomos para as ruas junto com apoiadores, e fizemos um feito que consideramos expressão de poder popular. Nos metrôs, praças, ruas, terminais de ônibus e mais diversos lugares onde se encontra nosso povo, ouvimos os mais sinceros apoios e manifestação da grandeza de nossa campanha. Ao final, obtivemos mais de um milhão e duzentas mil assinaturas de apoio e milhares de filiações que resultaram no 1° Congresso Nacional, etapa fundamental para o processo de registro eleitoral do Partido junto ao TSE, que ocorreu em 10 de dezembro de 2019.

A Unidade Popular é um partido anticapitalista que luta pelo poder popular e pelo socialismo. Somos um partido da classe dos explorados. Definimo-nos como uma organização anti-imperialista, já que não se pode lutar contra a exploração capitalista sem levar em conta que este modo de produção se encontra na fase monopolista privada transnacional.

Nas palavras de Lênin, grande líder da maior revolução da história, a Revolução Russa, nos guiamos pelo o que é o Socialismo:

Queremos alcançar uma nova e melhor organização da sociedade: nesta sociedade nova e melhor não deve haver nem ricos nem pobres; todos devem participar no trabalho. Não deve ser um punhado de ricos, mas todos os trabalhadores, a gozar os frutos do trabalho comum. As máquinas e outros aperfeiçoamentos devem facilitar o trabalho de todos e não enriquecer uns poucos à custa de milhões e dezenas de milhões de pessoas. Esta sociedade nova e melhor chama-se sociedade socialista. A doutrina sobre ela chama-se socialismo.

Ao organizar nosso partido diariamente, consideramos estar honrando a memória de combatentes — heroínas e herois de tantas lutas populares travadas pelos oprimidos do Brasil — tais como Zumbi dos Palmares, Dandara dos Palmares, Teresa de Benguela, Luisa Mahin, Manoel Lisboa, Manoel Aleixo, Emmanuel Bezerra, Santos Días, Manoel Fiel Filho, Soledad Barret, Anatália Alves, Fernando Santa Cruz, Rui Frazão, Padre Antonio Henrique, Pedro Pomar, Carlos Marighella, David Capistrano, Luiz Maranhão e todos os que vieram antes de nós e nos inspiram a prosseguir na luta por uma pátria soberana e socialista.

União da Juventude Rebelião (UJR)Site

Criada em 1995, a União da Juventude Rebelião (UJR) é uma organização de juventude brasileira que reúne jovens de todas as regiões do país e está presente em diversos estados com o propósito de lutar por uma revolução socialista no Brasil e no mundo.

Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB)Site

Formado por milhares de famílias sem-teto de todo o país vítimas da ação predatória da especulação fundiária e imobiliária, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) é um movimento social nacional que luta pela reforma urbana e pelo direito humano de morar dignamente.

Movimento de Mulheres Olga BenarioInstagram

O Movimento de Mulheres Olga Benario nasceu da necessidade de organização das mulheres brasileiras para lutar contra a violência, a opressão e a exploração da mulher e as injustiças existentes em nossa sociedade. Seu surgimento ocorreu na formação da delegação brasileira à 1ª Conferência Mundial de Mulheres de Base, realizada em Caracas, Venezuela, em março de 2011. Eram então 21 representantes de oito estados: PA, CE, PB, PE, AL, RJ, MG e SP.

Movimento CorrentezaSite

Fundado em 2017, após diversos movimentos locais espalhado pelas cinco regiões do nosso país tomarem a decisão de unir forças e construir um movimento estudantil forte, nasce o combativo Movimento Correnteza com o objetivo de transformar as nossas universidades em espaços populares, que produzem conhecimento revolucionário para melhorar a vida do povo brasileiro.

Movimento Luta de Classes (MLC)Site

O Movimento Luta de Classes (MLC) é uma organização sindical classista e revolucionária que atua junto aos trabalhadores e trabalhadoras, servidoras e servidores públicos, autônomas e autônomos (trabalhadores informais) e resgata a luta e a história do movimento sindical no país.